terça-feira, 4 de março de 2008

Lei do uso e desuso

Segundo Lamarck o ambiente condiciona a evolução, levando ao aparecimento de características que permitem aos indivíduos adaptarem-se às condições do ambiente onde vivem. A adaptação representa, então, a necessidade que os seres vivos possuem de desenvolver caracteristicas estruturais e funcionais que lhes permitem sobtreviver em determinado ambiente.

A Lei Do Uso e Desuso, explica as modificações que leva à adaptação isto é:

  • A necessidade cria um orgão
  • A função modifica-o

Se um orgão é muito utilizado desenvolve-se. tornando-se mais forte, vigoroso ou de maior tamanho.
Nos animais que não passaram o limite do seu desenvolvimento o uso mais frequente e continuo de um orgão fortalece, desenvolve e aumenta gradualmente esse orgão.
Por outro lado a não utilização permanente de qualquer orgão causa o seu enfraquecimento e deteorização e diminui progressivamente a sua capacidade para funcionar, até que finalmente desaparece.

A Lei Do Uso e Desuso é:
"Aquela,que quanto mais usa cresce
E quanto menos usa encolhe"

Paula Sousa
Podem encontrar esta imagem e outras no site: http://www.cientic.com/

31 comentários:

Unknown disse...

é um belo trabalho... so tem um probleminha, não resalta q essa teoria não é mais completamente aceita e os motivos... mais muito obrigada pelo conteúdo que me ajudou muito nas minhas pesquisas...

Thaylane Oliveira
aluna do 3° ano
CEM de Porto Nacional - To

michael blek disse...

Caramba agora fiquei meio
confuso com uma coisa só queria saber se era uma orgão que tender a crescer com o constante uso ou se era um músculo que também crescia com o uso constante.

michael blek disse...

caso haja alguem que possa
me ajuda entre em contator com
migo pelo meu orkut.

michael_blek2@hotmail.com

Gabriel Nesrala disse...

eu naum concordo com essa teoria e acho ela mt furada!

Unknown disse...

Que ela é furada todo mundo sabe, apesar de não constar no texto, essa teoria não é mais aceita.

Unknown disse...

is eu queria saber uma coisinha, ouso é genético ou é o desuso que é genético ou se modifica ao longo do tempo?Estou meio confusa!"

Aulas de Biologia disse...

A lei do uso e desuso - proposta por Jean-Baptista Lamarck, não condiciona nem se auto-relaciona à questão genética. Sua ideia era contrário do que se pensa. Por volta do século XVII, o fixismo ainda era a teoria que predominava, ou seja a criação da vida a partir de organismos não vivo (abiogênese); e a criação divina (criacionismo). Lamarck, como pressuposto de Aristóteles, fundamentava suas idéias seguindo o mesmo caminho dos filósofos. Tanto ele, quando Lineu (Pai da Taxonomia), eram totalmente fixista, e assim tentavam provar isso com suas experiências. Hoje se sabe que seus estudos, remontam controvérsias a eles mesmos. Lineu com a criação da taxonomia binominal, tentando mostrar que os seres vivos eram imutáveis (teoria fixista), acabou sendo irreal e totalmente controverso, já que as classificações detêm várias espécies de uma mesma família, porém com gêneros diferentes. Lamarck por sua vez, também caiu em contradição, tentando provar o inevitável, quando dizia que a lei do uso e desuso, transforma indivíduos adaptando a forma/função da estrutura em atividade. Isso veio a tona a "Lei do Transformismo" que é totalmente uma idéia evolucionista, contrariando ainda mais nossos pensadores.
Em todo o caso, Lamarck, Aristóteles, Lineu, viverem as intervenções da época, e seus estudos nos ajudou a crescer e por que não dizer, foi os primeiros passos para entendermos o processo da evolução biológica.

Isabella Marchezine disse...

Eu acho que a teoria de Lamarck é muito cheia de imaginação porque se eu ficar de cama por uma tempo minha perna vai encolher meus braços também então é uma boa teoria mas com muita imaginação!

Isabella Marchezine
8º ano
Escola santo Inácio - BA - Salvador

Unknown disse...

A TEORIA O USO E DESUSO QUER DIZER QUE OS MAIORES VÃO AJUCDANDO OS MENORES POR ISSOQUE ARMAK DEU O EXEMPLO DA GIRAFA.ISSO QUER DIZR PR EXEMPLO:NA NATUREZA AS ÀRVORES GRANDES QUANDO AS FOLHAS A ÀRVORE CAEM SERVEM DE AUBO PARA AS GRANDES.ENTÃO S GIRAFAS COM O PESCOÇO MAIS LONGOS NÃO PODEM FICAR NO MESMO LOCAL ONDE HÁ ,GIRAFAS COM O PESCOÇO MAIS CURTO{ELAS NÃO SE ADAPTAM JUNTAS}.CORRETO?

alogiadavida disse...

Gostei muito do seu texto. Estou fazendo um trabalho pra faculdade e me ajudou muito voces não terem feito a comparação com Darwin, pois todos os textos q encontro estão relacionados e o seu testo era o q eu procurava. Obrigado!

Paula Matias
Ciências Biológicas UFMS

Unknown disse...

belo trabalho...mas nao achei o que queria

Amgine disse...

Embora não aceite, é a de melhor aceitação para os mais comuns seres humanos, uma vez que indo ao ginásio, treinando o dia todo, o seu corpo manifesta a consequência da pratica aumentando seu volume muscular e fortalecendo também. Na prática, no exemplo em foco, a girafa precisava de pescoço maior para apanhar as folhas, então seu pescoço cresce derivado do seu constante esforço em alcançar as folhas. Darwin afirma existir girafas de tamanhos diferentes e sobrevive aqueles que se adaptam ao meio, as de pescoço pequeno neste caso morreriam, prevalecendo as de pescoço comprido. Mas não explica logicamente porque existe diversos tamanhos. Essas variadas girafas já sofreram evolução pois elas próprias são de diferentes tamanhos. No inicio havia pouca espécies e pouca variedade. Darwin explica a sua teoria supostamente no pico da evolução onde existe a maior variedade de seres e em maior quantidade. Não sabendo explicar a tamanha diversidade até então.

Isabella Palmieri disse...

esse blog é muito bom. É de facil entendimento. adorei!

Unknown disse...

hunm...
amei esse texto me ajundou mto!'!
me ajudou na materia do meu cursinho(IFPA)
professor Fred foi mto legal mais naum consegui aprender mto mais agora eu sei
:)Thamyres:)
:)BELEM-PA :)

Unknown disse...

hunm...
amei esse texto me ajundou mto!'!
me ajudou na materia do meu cursinho(IFPA)
mais acho q ele viajou um pouco mais cada um com suas doidices
ksksksk

:)Thamyres:)
:)BELEM-PA :)

Unknown disse...

acho isso muito,fora do normal achoa tambem que nao tem nada ver so istetica,uma simples teoria,abraçao........

Amanda Siqueira disse...

Esse assunto me ajudou a fazer um trabalho valeu, só qu eu não curto muito essas teoria e leis..rsrsr xau beijinhos...

Germano Figueiredo disse...

ola, Michael., músculo também é órgão!!!

Germano Figueiredo disse...

Michael, músculo também é um órgão.

vinicius disse...

isto é uma teoria que foi derrubada há algun tempo!

Matheus Mira disse...

Lamarck acreditava que todo órgão não utilizado se atrófião.
Gostei muito da pesquisa ... Obrigado !!

Nome:Matheus Mira

Renan Alef disse...

teoria muito ultrapassada

IMBomfim, fisioterapeuta. disse...

...há um tanto a ser comentado sobre esta teoria de Lamarck, existem aspectos verdadeiros e outros que estão melhores esclarecidos em outras teorias. O importante é entender o foco de seu raciocínio. Esta teoria não se enquadra no aspecto evolucionista mas é verdadeira no sentido de adaptação ao meio. E é muito simples o seu aspecto do óbvio, do verdadeiro. Um exemplo simples: "nenhum comerciante vende o que não útil, o que não se usa"(a mesma lei é desdobrada no comercio, como "oferta e procura"); trata-se símplesmente do USO E DESUSO. É uma Lei natural dos ciclos dinâmicos. Esta Lei não explica o ciclo de um desenvolvimento natural, mas sim razões do comportamento deste ciclo. Ex. Os primeiros astronautas russos que permaneceram por maior tempo na estação espacial, tiveram seus ossos reduzidos de tamanho e espessura, pela ausência da força gravitacional. Portanto, pode se concluir que os ossos do corpo humano e de todos os animais que o pussuem, para configurar uma postura, são necessários em tamanho e resistência segundo a força gravitacional do meio em que vivem; o homem esta preparado para viver no planeta terra, fora dele, terá que ter recursos artificiais que o corpo não possue (terá que estar dentro de um planeta terra artificial). Assim, entendo a teoria de Lamarck e continua sendo muito útil para a compreensão de sobrevida de nossos neurônios e órgãos. USO E DESUSO. IMBOMFIM, fisioterapauta.

Unknown disse...

Acho Mto Furada Pq Se fosse assim Minha pernas estariam Gigante de tanto andar

Unknown disse...

Adorei a explicação...acho que alguns estão confundindo a primeira lei de Lamarck com a segunda lei que é a lei da herança dos caracteres adquiridos...A segunda lei que é incompleta e não a primeira que é a do uso e desuso...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sobre a lei do uso porquê que um orgão mais utilizado desenvolve?

Unknown disse...

apesar de já estar resumido, ainda queria um resumo menor e tambem queria a definição... mas mesmo assim ainda deu pre usar uma parte na minha pesquisa, Valeu!

Unknown disse...

Na verdade, no exemplo da foto, o que está sendo dito é que: as girafas começaram a comer folhas de árvores mais altas, então seu pescoço foi crescendo conforme a evolução, para auxiliá-las.

Unknown disse...

Obrigado EME Production pela bela explicaçao e exortaçoa aos que humilham Lamarck. Eu continuo defendendo que que a Lei do Uso e Desuso é funcional sim, basta olhar para um basquetista, jogador de Ragueb, os que frequentam ginàsios e outros casos...

Unknown disse...

Obrigado EME Production pela bela explicaçao e exortaçoa aos que humilham Lamarck. Eu continuo defendendo que que a Lei do Uso e Desuso é funcional sim, basta olhar para um basquetista, jogador de Ragueb, os que frequentam ginàsios e outros casos...